sábado, 16 de janeiro de 2010

Sobre o Suriname

O Suriname está localizado ao norte do Brasil faz fronteira com os estados do Pará e do Amapá. ao sul,com a Guiana Francesa a leste e com a Guiana a oeste. O país tem uma população de cerca de 500 mil habitantes. A capital e principal cidade é Paramaribo localizada 19 km do litoral, na porção central do país, na margem esquerda do Rio Suriname. A cidade é plana e recortada por canais artificiais, dentre os quais alguns navegáveis. O porto de Nieuw Haven, localizado na cidade, é o mais importante do país. A cidade é considerada patrimônio histórico pela UNESCO, pois há muitos casarões da época colonial, nos quais predominam a madeira pintada de branco e verde.


Um traço dominante na paisagem urbana é a quantidade e variedade de templos dedicados aos cultos das diversas religiões praticadas no país, (hinduísmo, islamismo, judaísmo, catolicismo). Outra característica forte é a abundância de árvores frutíferas, permanentemente verdes e folheadas em razão da exposição aos raios solares e do regime das chuvas. Na época das chuvas, precipitações mais fortes excedem a capacidade de drenagem da cidade e inundam as áreas mais baixas. Na capital não há balneários, mas a cerca de 30 km já existem praias à beira do Rio Suriname, a mais famosa delas a White Beach, onde se paga para entrar.


Outras cidades importantes são Lelydorp, no distrito de Wanica, praticamente conurbada com Paramaribo; Nieuw Nickerie, na fronteira com a Guiana, a cerca de 220 km de Paramaribo, onde também fica o segundo porto mais importante do país; e Albina, na fronteira com a Guiana Francesa, a cerca de 130 km de Paramaribo. Tanto Nickerie quanto Albina oferecem alternativas de turismo, como praias, hotéis na selva e hotéis fazenda. A estrada para Nickerie é razoável, mas a estrada para Albina está em condições precárias. A região que congrega as cidades de Afobakka e Brokopondo, à beira do reservatório de Brokopondo, um imenso lago artificial no centro do território, também concentra muitas atrações turísticas, como passeios na lagoa, praias e passeios guiados pela floresta. A região fica a cerca de 120 km de Paramaribo. A estrada para a região está sendo recapeada. O Aeroporto Internacional Johan Adolf Pengel fica na cidade de Zanderj, a 48 km ao sul de Paramaribo. A estrada que liga a capital ao Aeroporto está em boas condições.


Clima

No Suriname o clima é equatorial úmido e a temperatura média é de 27 graus, chegando às vezes a 33, 34 graus na máxima, e a 22, 23 graus na mínima. Em relação ao regime de chuvas, existem duas estações bem definidas: a seca, que vai de julho a novembro, e a chuvosa que vai de dezembro a junho.

Vôos

Para chegar ao Suriname por via aérea existem pelo menos 20 vôos semanais, oferecidos
por 5 companhias:

a KLM, que liga Paramaribo a Amsterdã;
a Caribbean Airlines, ligando o Suriname a Trinidad e Tobago (Port-of-Spain);
a Insel Air, que liga o país a Curaçao;
a Surinam Airways, que liga o país com os Estados Unidos (Miami),
Trinidad e Tobago (Port-of-Spain), Holanda (Amsterdã) e Brasil (Belém); e
a brasileira Meta, que liga o Suriname à Guiana (Georgetown) e ao Brasil (Belém e Boa Vista).

Câmbio

A moeda local é o dólar surinamês (SRD), mas o dólar americano e o euro são aceitos na maioria dos estabelecimentos comerciais em Paramaribo. Além disso, há diversas casas de câmbio espalhadas pela cidade. A cotação do dólar é fixa a 1 US$ = SRD 2,75, mas as casas de câmbio pagam SRD 2,78. A cotação do euro é livre e variou em 2008 entre SRD 3,20 e SRD 4,00.



Comércio, restaurantes e atividades culturais e de lazer


O comércio se concentra no centro de Paramaribo, onde existe uma razoável variedade de produtos. Há dois shoppings de porte médio, o Maretraite Mall
e o Hermitage Mall.


Os pratos típicos do país são variações das culinárias javanesa, indiana e crioula. Alguns dos pratos típicos mais populares do são: o “pom” e o “pastei” (crioulos), o “nasi goreng” (arroz frito com frango e ou camarão), o “bamie” (macarrão frito com frango ou misturado, prato típico da culinária javanesa) e
o “rotie”(massa similar a uma panqueca, com frango). Tais pratos podem ser encontrados em vários restaurantes simples no centro da cidade.
Paramaribo, entretanto oferece muitas opções de restaurantes dos mais variados tipos chineses, javaneses, chineses, italianos, internacionais.
Você pode encontrar uma lista completa dos restaurantes do Suriname no link www.eteninsuriname.com. Há também alguns restaurantes brasileiros (Bacana, Ribeiro, Gina).


Há quatro salas de cinema, que oferecem alguns lançamentos de Hollywood, documentário e filmes indianos. Há algumas apresentações teatrais e
apresentações de dança, especialmente tradicionais. Paramaribo conta também com quatro livrarias. Existem algumas casas noturnas,
que oferecem programação de música pop, salsa e, algumas vezes, samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário