terça-feira, 12 de outubro de 2010

GLOBO AMAZONIA

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Globo inova uso de mapas interativos

A Globo lançou ontem à noite o portal Globo Amazônia, cuja principal novidade é o aplicativo amazonia.vc, que funciona integrado ao Orkut. Trata-se de um mapa interativo com dados do Inpe de áreas de desmatamento e focos de queimadas em tempo real na Amazônia.

A inovação, em jornalismo, é o emprego de mapas interativos em redes sociais visando a participação do público na fiscalização e protesto. Mais uma vez, a empresa vem demonstrando alta flexibilidade em se adaptar a novos modelos de comunicação.

No blog mantido pelos repórteres do portal, o último post desta madrugada registrava mais de 28 mil instalações do aplicativos e 200 mil protestos, gerando queda dos servidores. O sucesso resulta do casamento entre mídias de massa (a exibição da matéria no Fantástico) e mídias-que-não-são-mais-somente-de-massa.

Mapas da notícia
Daria um belo trabalho acadêmico investigar o uso de mapas interativos com banco de dados no jornalismo online. Seja na coleta de dados pelo repórter (um exemplo, os mapas do IBGE) ou na edição de material complexo para o leitor (como os mapas da Agência Brasil), a cartografia digital é uma ferramenta de grande utilidade no dia-a-dia.

Agora, imaginem o emprego desta tecnologia para ajudar cidadãos comuns monitorarem não somente questões ambientais, mas educação, saúde, política, segurança pública, etc. É uma aposta no jornalismo como serviço público de qualidade.

2 comentários: