segunda-feira, 14 de março de 2011

Chennobyl", em referência ao maior acidente nuclear civil da história.

Chennobyl", em referência ao maior acidente nuclear civil da história.
As duas explosões desta segunda-feira foram provocadas pelo acúmulo de hidrogênio. Elas deixaram 11 feridos.
mapa terremoto cidades afetadas (Foto: Arte G1)mapa terremoto cidades afetadas (Foto: Arte G1)
Uma explosão similar aconteceu no sábado, no edifício do reator número 1 da central, um dia depois do terremoto e tsunami que devastaram a costa nordeste do Japão. Um técnico morreu e 11 ficaram feridos.
Explosão
A  explosão de hidrogênio ocorreu no reator número 3 da usina nuclear número 1 do complexo de Fukushima. Imagens da da rede japonesa de TV NHK mostraram fumaça cinza sobre a área após a explosão.
Conforme a agência de notícias japonesa Jiji, que citou como fonte a Tokyo Electric Power, operadora da usina, a explosão não danificou o reator. A notícia da preservação foi confirmada pelo governo.
Kan ordenou no fim de semana uma evacuação em um raio de 20 km ao redor de Fukushima.
As autoridades decretaram estado de emergência em uma segunda central nuclear, a de Onagawa (nordeste), depois que foram registrados níveis de radioatividade que superavam os autorizados e que voltaram ao normal, informou em Viena a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Como funciona um reator nuclear de água fervendo (BWP) (Foto: Arte/G1)Como funciona um reator nuclear de água fervendo (BWP) (Foto: Arte/G1)
Destruição causada pelo tsunami em Onagawacho é vista nesta segunda-feira (14) (Foto: AP)Destruição causada pelo tsunami em Onagawacho
é vista nesta segunda-feira (14) (Foto: AP)
Outra central nuclear, a de Tokai, sofreu uma avaria no sistema de refrigeração, mas as bombas de água auxiliares funcionavam e seguiam resfriando o reator, segundo as autoridades.
Alerta mundial
A ameaça de um grande acidente nuclear no Japão trouxe à tona preocupações em outros países a respeito da segurança desse tipo de instalação.
Alemanha e Suíça anunciaram a suspensão de projetos nucleares.
Nos Estados Unidos, o senador Joe Lieberman afirmou que Washington precisa interromper o desenvolvimento de usinas nucleares, até que as lições do que ocorreu no Japão sejam aprendidas.
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, afirmou que não há ameaça nuclear global após as explosões , informou a agência Interfax.
"Em função dos dados dos quais dispomos, não pensamos que exista uma ameaça global", declarou Putin, em referência à situação no Japão.
"Nossos especialistas estão seguros de que não há ameaça para o território russo", compl

Nenhum comentário:

Postar um comentário